sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Paleografia Medieval



Disciplina de objetivos práticos, propondo uma visão ampla e conjunta da paleografia medieval, com iniciação na leitura de manuscritos confeccionados nos scriptoria entre o VI e XIII séculos. O curso foi ministrado em língua francesa pelo Prof. Dr. Stéphane Gioanni, da École Française de Rome.
Na foto, manuscrito do século XII, escrita gótica. Trabalho de monges copistas.Trata-se de uma das cópias do Evangelho de São João. Há texto e também apontamentos de notação musical correspondente a passagens de canto gregoriano,pois se trata de peça utilizada em ofícios religiosos.

Bibliografia:

BRESSLAU, H. Manuale di diplomatica per la Germania e l’Italia. Roma, 1998. 
FRENZ, T. I documenti pontifici nel Medioevo e nell’età moderna. Città del Vaticano, 1989. 
GUYOTJEANNIN, Olivier; PYCKE, Jacques; TOCK, Benoît-Michel, Diplomatique Médièvale, Paris, 2003. 
LASALA, Fernando de; RABIKAUSKAS, Paulius. Il documento medievale e moderno. Panorama storico della diplomatica generale pontifícia. Roma, 2003. 
PAOLI, Cesare. Diplomatica. Firenze, 1987. 
PRATESI, Alessandro. Genesi e forme del documento medievale. Roma, 1999. 
TAMBA, Giorgio. Uma corporazione per il potere. Il notariato a Bologna in età comunale. Bologna, 1998.


domingo, 11 de agosto de 2013

Cidade

A cidade aparece como um todo no qual nenhum desejo é desperdiçado e do qual você faz parte, e, uma vez que aqui se goza tudo o que não se goza em outros lugares, não resta nada alem de residir nesse desejo e se satisfazer.
CALVINO, ítalo. As cidades invisíveis. Tradução: Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 16.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Utopias do Renascimento

"Oh! Souberas quantas coisas dizem sobre o século vindouro, tiradas da Astrologia e dos nossos profetas! Afirmam que em cem anos a nossa época contém mais feitos memoráveis que o mundo inteiro em quatro mil; e que neste último século se editaram mais livros que nos cinqüenta anteriores. Falam também da maravilhosa invenção da imprensa, da pólvora e da bússola, coisas estas que constituem outros tantos indícios e instrumentos da reunião de todos os habitantes do mundo em um só redil. Expõem igualmente como tudo isso aconteceu enquanto tinham lugar grandes conjunções no triângulo de Câncer e no momento em que a ápside de Mercúrio se adiantava a Escorpião, sob a influência da Lua e de Marte, com o seu poder para uma nova navegação, novos reinos e novas armas. Mas, quando a ápside de Saturno entrar em Capricórnio, a de Mercúrio em Sagitário, e a de Marte em Virgo, depois das primeiras grandes conjunções e após o aparecimento de uma nova estrela em Cassiopeia, surgirá uma nova monarquia e reformar-se-ão as leis e as artes, ouvir-se-ão novos profetas." Texto de 1602, de CAMPANELLA, da obra UTOPIAS DO RENASCIMENTO, México: Ed. Fondo de Cultura Economica, 1941. P. 202, in SARAIVA, Antônio José. História da Cultura em Portugal, Lisboa: Jornal do Foro, 1955, Vol. II, p. 15/16.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lançamento nacional do documentário “Girl Rising”

No dia 14 de agosto, às 11h30, a Escola Politécnica (Poli) da USP receberá a exibição do documentário Girl Rising, que apresenta história de mulheres e meninas de diversas partes do mundo e o poder da educação na modificação da realidade destas mulheres. O evento é coordenado pelo grupo de estudos de gênero da Poli (PoliGen), com o apoio da empresa Intel, e integra as comemorações dos 120 anos de criação da Escola.
Girl Rising, proposto pela Intel e dirigido por Richard Robbins, conta as histórias de nove garotas de nove países, escritas por nove escritores famosos e narradas por atrizes renomadas. Os casos apresentados nos filmes apresentam a força do espírito humano e o poder da educação para mudar o mundo.
Após a exibição do filme, haverá um debate com produtores do filme, integrantes do PoliGen e a plateia. O objetivo do evento é debater, a partir da exibição do filme, questões relacionadas ao gênero e à mulher. O PoliGen começou com uma discussão sobre A Mulher no Mundo Digital promovida em 8 de março de 2012. A partir de então, foram realizadas reuniões mensais de discussões de temas relacionados à questão de gênero. 
A Poli iniciou suas atividades em 1893, com os cursos de Engenharia Industrial, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil e o Curso Anexo de Artes Mecânicas. Desde sua fundação, a Poli foi celeiro de alunos e professores ilustres, dentre os quais alguns dos maiores nomes da engenharia e da ciência do País, como Adolfo Lutz, Vital Brasil, Francisco Ramos de Azevedo, Luiz de Anhaia Mello, Luiz Cintra do Prado, Telêmaco Van Langendock, entre outros.
Para participar basta confirmar presença pelo email eventos@poli.usp.br. O evento será realizado no auditório Professor Francisco Romeu Landi, no Edifício Mário Covas Jr (prédio da administração da Escola).
Fonte: USP Eventos

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A Casa dos Homens

O Coletivo 2ª Opinião, formado em 2012 na USP, apresenta no segundo semestre de 2013 o espetáculo A casa dos homens. O espetáculo acontece entre 10 de agosto e 15 de setembro, nos sábados às 22 horas e domingos às 19 horas na Sede Luz do Faroeste. Não é necessária a compra de ingresso, a entrada será “pague quanto puder”.

Na peça, o coletivo investiga as questões de gênero. A pesquisa inicia-se com o mote da condição histórica e social da mulher enquanto problematização da cultura social. Em seguida, o coletivo aprofunda a pesquisa com o estudo da masculinidade e percebe a importância também do universo infantil, um momento delicado em que as noções de estrutura patriarcal já estão sendo transmitidas.
O coletivo, juntamente com outros nove grupos de teatro e cinema formaram a Ocupação Amarelinho da Luz. A ocupação conta com o organizador Paulo Faria do Pessoal do Faroeste e reúne diversos artistas que pretendem trocar experiências com o entorno e a comunidade. A Sede Luz do Faroeste fica na Rua do Triunfo, 305, Santa Efigênia, São Paulo.