quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Informação

Seguramente, um envelope que passou pelos correios nos fornece um indício seguro de sua origem. Torna-se verossímil, confiável e - por que não? - histórico.

sábado, 3 de janeiro de 2015

Percursos Devocionais


Será possível desvendar os caminhos concretos fixados no mundo sensível por obra da fé, que ora apazígua, ora atormenta as almas?  Haveria um método que, bem empregado, nos propiciasse um retrato de como a devoção participa ativamente na formação de grupos sociais, de como ela aproxima pessoas, de como se torna um fator de socialização, fomentando a construção de templos que, uma vez erigidos, dão lugar a uma rotina de cultos a que se somam escolas e comércio de bens e serviços? Como fazer para descobrir esses caminhos, quem os percorre e por que e como o faz. Qual o significado de tantas capelas muitas vezes escondidas, não raro abandonadas, quase esquecidas ao longo de estradas e ruas de tantas pequenas cidades? E o que elas nos contam sobre essa arte que é sacra, que uma estética simplória, sofrida e torturada construiu, e cujos vestígios podemos documentar?

São Paulo


sábado, 27 de dezembro de 2014

Conceitos

"Os conceitos são, assim, abstrações às quais os historiadores comparam a realidade, sem explicitá-la sempre. Eles, de fato, raciocinam sobre a diferença entre os modelos conceituais e as realizações concretas. Eis porque os conceitos introduzem uma dimensão comparativa, mais ou menos explícita, em toda história, referindo aí, a um mesmo modelo ideal-típico, os diferentes casos estudados. A abstração do ideal-tipo transforma e diversidade empírica em diferenças e em similitudes que fazem sentido; ela faz ressaltar, ao mesmo tempo, o específico e o geral".
PROST, Antoine. Douze leçons sur l'histoire. Paris: Seuil, 1996, p. 134.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

História e Memória

"A história dos historiadores coroados pelas academias mostra-nos só a sala de visitas dos povos. (...) Mas as memórias são a alcova, as chinelas, o penico, o quarto dos criados, a sala de jantar, a privada, o quintal (...) da humanidade." 
Monteiro Lobato em carta a Godofredo Rangel, São Paulo, 9/5/1913.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PRONATEC

Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Osório
AULA INAUGURAL


Alunas do curso "Aplicador de Revestimentos Cerâmicos" assistem a palestra sobre valorização da mulher

A turma de mulheres do curso "Aplicador de Revestimentos Cerâmicos", ofertado em Arroio do Sal por meio "Mulheres Mil" - subprograma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), participaram da Aula Inaugural realizada em 18 de novembro de 2014 na Sociedade dos Amigos de Arroio do Sal (Saas).
A atividade iniciou com as professora Ana Beatriz Ferreira e Marta Maria da Silva apresentando o projeto "O Viver das Águas" - documentário que resgata a história das lavadeiras no arroio que dá o nome ao município de Arroio do Sal.
O evento seguiu com as falas das autoridades presentes: coordenadora-adjunta do Pronatec no Câmpus Osório, Ana Paula da Luz; secretária de Assistência Social, Maria Margarete Teixeira; vereador Carlos Henrique Dias e a supervisora do curso, professora Nora Lucia Klingelfus. Foram ressaltadas as potencialidades da turma e a grande expectativa de empregabilidade após a realização do curso de qualificação profissional - único da região na área da construção civil.
Por fim foi apresentada a palestra "Participação feminina na sociedade brasileira", pela advogada Maristela Bleggi Tomasini. Ela ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que atuaram em momentos importantes da história do nosso país e as conquistas obtidas com muita luta. "O preço pago para termos nossos direitos atuais assegurados foi muito alto, e ainda continuamos pagando. Fico feliz em saber que o currículo de vocês conta com disciplinas focadas em tópicos de cidadania, direito e qualidade de vida, pois mentalidade só muda com educação" - concluiu.
A atividade encerrou com a exibição de um vídeo produzido em sala de aula pelo professor Hirã Soares Justo, no qual as alunas falavam sobre suas expectativas em relação ao aprendizado que será obtido com as aulas teóricas e práticas.
 Fonte: http://www.osorio.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=1&sub=1559