O conhecido compositor italiano Leoncavallo foi o heroe de uma triste historia de amor
Uma menina norte-americana, miss Alice Moffat, filha d'um rico pesquisador de ouro, teve o capricho de seguir a carreita teatral. Veio a Paris representar n'um café-concerto. Mas as pessoas de sua amizade observaram-lhe que se persistisse n'esse caminho nunca entraria um grande theatro.
Ella então deixou a scena e entregou-se á pintura.
Collossalmente rica, generosa, não tardou a crear numerosas sympathias no mundo das lettras e da arte e, n'uma reunião de artistas, em Paris, encontrou-se com Leoncavallo, por quem concebeu logo grande paixão. Soube, porém, que elle era casado. Ficca n'um imenso desespero e, para abafar a sua paixão, recorreu ás viagens, andando de cidade em cidade, sem se deter em nenhuma.
Ultimamente, em Genebra, resolveu acabar com a vida: collocando diante de si o retrato do compositor, absorveu o conteúdo de um frasco de laudano, morrendo uma hora depois.
A Federação. Orgam do Partido Republicano. Porto Alegre, 22 set 1899. Anno XVI.
Espaço inicialmente reservado a produções relacionadas a meu Mestrado em Memória Social e Bens Culturais, Lasalle, 2012. Depois, em boa parte, direcionado a pesquisas vinculadas ao Doutorado em História Social, USP, 2017. Atualmente (2019), dará lugar a publicações conexas a meu pós-doc em Psicologia Social junto à UERJ, com estágio concluído em 2023. Além disso, contempla temas como memória, história, arquivos pessoais, cotidiano, arte, fotografia e outros saberes.
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário