Um dos exemplos da parceria entre Le Louvre, em Paris e El Prado, em Madrid, é a mais recente exposição organizada entre ambos. "O último Rafael", que retrata a obra tardia do pintor italiano Rafael, está no museu madrileno e é apresentada no próximo mês na capital francesa. Esta cooperação foi recentemente reforçada pela parceria assinada entre a Fundación de Amigos del Museo del Prado e a Société des Amis du Louvre.
O IX Prix Diálogo é promovido anualmente pela Asociación de Amistad Hispano-Francesa Diálogo, para promover e desenvolver a relação hispano-francesa.O júri, presidido por Rafael Arias-Salgado, foi constituido por personalidades ligadas à economia, à cultura e à ciência. Plácido Arango, director do El Prado e Henri Loyrette, director do Le Louvre recebem o prémio no dia 2 de Julho de 2013, em Madrid.
Segundo a organização, o Prémio Diálogo, criado em 2003, pretende galardoar uma personalidade ou organismo ligados às áreas de cooperação: empresas, organizações do sector público, universidades, associações, investigação científica, meio ambiente, artes e cultura.
Em edições anteriores foram distinguidos Louis Schweitzer, presidente do Grupo Renault, Jorge Semprún, escritor espanhol e ex-ministro da cultura de Espanha, os cozinheiros Ferran Adrià y Michel Guérard, Carlos Dívar, presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Geral do Poder Judicial (CGPJ) espanhol e Fernando Alonso, piloto de Fórmula I.
FONTE: http://www.publico.pt/Cultura/museus-le-louvre-e-el-prado-distinguidos--1564021
Acesso em 21/09/12
Espaço inicialmente reservado a produções relacionadas a meu Mestrado em Memória Social e Bens Culturais, Lasalle, 2012. Depois, em boa parte, direcionado a pesquisas vinculadas ao Doutorado em História Social, USP, 2017. Atualmente (2019), dará lugar a publicações conexas a meu pós-doc em Psicologia Social junto à UERJ, com estágio concluído em 2023. Além disso, contempla temas como memória, história, arquivos pessoais, cotidiano, arte, fotografia e outros saberes.
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário