domingo, 17 de março de 2013

Lembrança Floral

Foi um hábito. Mandar por entre as páginas de uma carta, especialmente uma carta de amor, uma "lembrança floral". Este gesto, por certo, deveria encontrar seu fundamento no suposto alívio da saudade entre apaixonadas que, por força das circunstâncias, se encontrassem distantes um do outro.
A foto mostra parte de uma carta real, escrita por Francisco para sua Maria, documento assinado por ele e datado de 25 de novembro de 1932. O status deste objeto para nós, pesquisadores, é, no entanto, profundamente diverso do status deste mesmo objeto ao tempo que aparece no mundo, como carta de amor, integrando um contexto primário ao qual sobreviveu, senão como carta de amor, certamente como objeto de pesquisa. 
A nós, não é representativo por servir de "prova" do amor de Francisco por Maria, uma vez que esta "prova" não nos diz respeito; contudo, informa-nos sobre um hábito epistolar, comprova uma prática, contribui para nos esclarecer sobre como funcionavam as sensibilidades e as sociabilidades do passado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário