19/01/2012 19:05 - Atualizado em 19/01/2012 19:07
Decisão foi tomada após descoberta que um dos eventos era de extrema direita
O escritório austríaco da Unesco retirou nesta quinta-feira o tradicional baile vienense da lista do patrimônio cultural imaterial ao perceber que um dos eventos incluídos na lista estava relacionado à extrema direita. "Lamentamos muito que, quando a lista (dos bailes) nos foi enviada, não nos demos conta que ela incluía a festa WKR", anunciou Eva Nowotny, responsável da Comissão da Unesco na Áustria.
A inclusão nessa lista "deve estar de acordo com valores e princípios básicos da Unesco, em que a tolerância e o respeito por outras culturas, assim como a apreciação da diversidade cultural, devem ter uma importância particularmente alta", informou a nota oficial de Nowotny.
A cerimônia anual de estudantes de Viena, conhecida como a Wiener Korporationsring (WKR), é um dos 17 bailes que tinham sido incluídos na lista enviada à Unesco, apesar de ser tradicionalmente um ponto de encontro de radicais de ultradireita da Áustria e Alemanha, segundo observadores.
Fonte: Correio do Povo
Espaço inicialmente reservado a produções relacionadas a meu Mestrado em Memória Social e Bens Culturais, Lasalle, 2012. Depois, em boa parte, direcionado a pesquisas vinculadas ao Doutorado em História Social, USP, 2017. Atualmente (2019), dará lugar a publicações conexas a meu pós-doc em Psicologia Social, em andamento junto à UERJ. Além disso, contempla temas como memória, história, arquivos pessoais, cotidiano, arte, fotografia e outros saberes que despertam em mim o desejo de pesquisar.