A propósito, o polêmico confronto
que aconteceu entre Durkhaim e Tarde do qual se tem o resumo extraído da Revue Internationale de Sociologie, 1904, 12. A conferência teve lugar na École des Hautes Études Sociales, à Paris, no início do ano escolar 1903-1904, e foi
reproduzido em: Émile Durkheim, Textes. 1. Éléments de théorie sociale, pp. 160
à 165. Paris: Éditions de Minuit, 1975, 512 pages. Collection: Le sens commun.
Em apertada síntese, Durkheim defendia que a Sociologia deveria abandonar seu
caráter filosófico, aproximando-se da realidade concreta. Afirmava também que
os fatos estudados por ciências sociais distintas teriam um caráter comum, eis
que sociais, tendo a Sociologia, por objeto, justamente o estudo do fato social
em sua abstração. Comparando os fatos sociais, ver-seia que eles teriam em
comum os caracteres gerais da socialidade. Já Gabriel Tarde, ainda que admita a
importância de leis gerais extraídas de uma metodologia comparativa, persegue,
em paralelo, outro método que se serviria de « de cette microscopie sociale qu'est la
psychologie intermentale ». Ele afirma ainda ser desnecessária a
formulação de leis para a constituição definitiva das ciências, mas, sim, uma
ideia diretriz nas pesquisas. Porque as ciências sociais, argumenta ele, não
seriam devedoras de regras de métodos objetivos, mas realizaram seu
desenvolvimento no sentido da psicologia : na vida social não haveria
senão atos de indivíduos a indivíduos.
Espaço inicialmente reservado a produções relacionadas a meu Mestrado em Memória Social e Bens Culturais, Lasalle, 2012. Depois, em boa parte, direcionado a pesquisas vinculadas ao Doutorado em História Social, USP, 2017. Atualmente (2019), dará lugar a publicações conexas a meu pós-doc em Psicologia Social, em andamento junto à UERJ. Além disso, contempla temas como memória, história, arquivos pessoais, cotidiano, arte, fotografia e outros saberes que despertam em mim o desejo de pesquisar.
sábado, 9 de setembro de 2017
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