Espaço inicialmente reservado a produções relacionadas a meu Mestrado em Memória Social e Bens Culturais, Lasalle, 2012. Depois, em boa parte, direcionado a pesquisas vinculadas ao Doutorado em História Social, USP, 2017. Atualmente (2019), dará lugar a publicações conexas a meu pós-doc em Psicologia Social, em andamento junto à UERJ. Além disso, contempla temas como memória, história, arquivos pessoais, cotidiano, arte, fotografia e outros saberes que despertam em mim o desejo de pesquisar.
domingo, 23 de outubro de 2011
Ensaios Geopoéticos
Ontem, dia 22, compareceu à 8ª Edição da Bienal do Mercosul ― armazéns 1a, 1b e 1c do cais de Porto Alegre ― o grupo formado por alunos integrantes do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle, acompanhados pelas professoras Nádia Maria Weber Santos e Zila Bernd, onde foram recepcionados por integrantes da exposição em visita monitorada. A temática ― Ensaios de Geopoética ― aborda política e geografia. Os artistas participantes expressam em suas obras a noção de território, não apenas do ponto de vista geopolítico, mas da perspectiva do simbólico, extravasando conteúdos poéticos inerentes à identidade dos diversos grupos que integram a exposição. Dentre as obras apreciadas e discutidas, a videoanimação do argentino Alberto Lastreto ― El prócer, 2008 ― construída a partir de uma fotografia de estátua eqüestre encontrada em Nova York. A obra retrata um líder desconhecido em pedestais erguidos em diversas cidades fotografadas pelo artista. De registrar ainda a instalação de Barthélemy Toguo, de Camarões, com The new world climax, 2001/2011, mostrando imensos carimbos entalhados em madeira espalhados sobre grandes mesas, inspirados nos que são usados em passaportes. Ao fundo, xilogravuras extraídas desses entalhes. A obra coloca em discussão a questão política das fronteiras à vista da circulação de nacionais que representam as mais diversas culturas colocadas em movimento pela via da imigração.