Espaço inicialmente reservado a produções relacionadas a meu Mestrado em Memória Social e Bens Culturais, Lasalle, 2012. Depois, em boa parte, direcionado a pesquisas vinculadas ao Doutorado em História Social, USP, 2017. Atualmente (2019), dará lugar a publicações conexas a meu pós-doc em Psicologia Social, em andamento junto à UERJ. Além disso, contempla temas como memória, história, arquivos pessoais, cotidiano, arte, fotografia e outros saberes que despertam em mim o desejo de pesquisar.
sábado, 1 de outubro de 2011
Novas Sensibilidades
A fotografia é, por assim dizer, um elemento icônico da modernidade. Não apenas representou um avanço técnico no domínio da captação e reprodutibilidade de imagens da realidade como também correspondeu a uma estetização dessa realidade, pela tomada ou fabricação de representações. Igualmente, a fotografia se presta para exemplificar essa condição da modernidade que é a de realizar-se, simultaneamente, em várias partes de um mundo interligado pelos avanços da tecnologia e pela construção de novos saberes, e percorrido, também, por novas sensibilidades. PESAVENTO, Sandra Jatahy. Fronteiras da ordem, limites da desordem: violência e sensibilidades no sul do Brasil, final do século XIX in Sociabilidades, justiças e violências: práticas e representações culturais no Cone Sul (séculos XIX e XX), org. Pesavento, Sandra Jatahy e Gayol, Sandra. Porto Alegre: ed. da UFRGS, 2008, p. 38.