“De forma simples, produtos culturais são bens e serviços valorizados por seu “significado”. Os produtos culturais não são valorizados porque protegem o consumidor do frio ou movem o consumidor do ponto A ao ponto B. Ao contrário, são valorizados porque o consumidor ou outras pessoas podem interpretá-los de maneira que sejam valorizados pelo consumidor. No nível básico, eles são produtos consumidos em um ato de interpretação em vez de serem usados de algum modo prático para a solução de algum problema prático.”
LAWRENCE, Thomas B., PHILLIPS, Nelson. Compreendendo as indústrias culturais, in Indústrias Criativas no Brasi. Cinema, TV, Teatro, Música, Artesanato, software, coordenadores: WOOD JR, Thomas, BENDASSOLLO, Pedro F., KIRSCHBAUM, Charles, PINA E CUNHA, Miguel. São Paulo: Atlas, 2009, p. 4
Espaço inicialmente reservado a produções relacionadas a meu Mestrado em Memória Social e Bens Culturais, Lasalle, 2012. Depois, em boa parte, direcionado a pesquisas vinculadas ao Doutorado em História Social, USP, 2017. Atualmente (2019), dará lugar a publicações conexas a meu pós-doc em Psicologia Social, em andamento junto à UERJ. Além disso, contempla temas como memória, história, arquivos pessoais, cotidiano, arte, fotografia e outros saberes que despertam em mim o desejo de pesquisar.